PAT - Quinta-feira, 14 de Maio de 2020

Alistamento Militar 2020

Jovens nascidos em 2002 devem realizar alistamento militar até 30 de junho

(PRAZO NÃO FOI ADIADO COM A PANDEMIA)

Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar. Se perder o prazo, o jovem deve pagar uma multa.

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 (nascidos em 2002) devem realizar o alistamento militar. Desde 1º de janeiro até 30 de junho, é possível cumprir com a obrigação pelo site http://www.alistamento.eb.mil.br/. Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo "Exército Brasileiro", disponível para Android e iOS.

Para se alistar no site ou pelo aplicativo, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. Uma vez feito o alistamento, o jovem recebe um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM).

O alistamento Militar é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, não podendo se matricular em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; entre outros impedimentos.

A Junta de Serviço Militar de Pilar do Sul, devido a pandemia não está fazendo atendimento ao publico. Para esclarecimentos e dúvidas está atendendo por telefone (3278-2084) e pelo e-mail (jsm118.pilardosul@gmail.com).