Saúde - Quarta-feira, 04 de Novembro de 2015

Ms dedicado preveno ao cncer de prstata

Ms dedicado  preveno ao cncer de prstata

Ms dedicado preveno ao cncer de prstata.

O cncer de prstata o segundo mais comum entre os homens (atrs apenas do cncer de pele no-melanoma), segundo o Instituto Nacional de Cncer (INCA).

Entre os fatores de risco est a idade avanada, j que esse tipo de cncer costuma se desenvolver aps os 50 anos de idade, alm do histrico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hbitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.

Como o cncer de prstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estgios mais avanados, a preveno muito importante para garantir a eficcia do tratamento. O diagnstico pode ser feito por meio de exame fsico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

Aps a constatao da presena de um ndulo na prstata por meio do exame de toque e a alterao no PSA, solicitada uma ultrassonografia transretal com bipsia. Somente a bipsia pode diagnosticar definitivamente o cncer.

Deixe o medo, o preconceito ou o que mais lhe impede de fazer o exame da prstata de lado! Pense em voc e cuide de sua sade!

A Secretaria de Sade e Bem Estar estar desenvolvendo no dia 13 de novembro a Campanha de Sade do Homem, a fim de conscientizar os homens para preveno sobre o cncer de prstata.